GP Running - 20km
Balneário Camboriú (SC), 05 de Maio de 2013. A previsão era de chuva, a temperatura estava amena e a umidade do ar era alta. A largada as 9h da manhã de um domingo nublado, reuniu aproximadamente 100 corredores nas areais da Praia Central de Balenário Camboriú para encarar os 20km, nas categorias individual, duplas e quartetos do GP Running 20k.
Não estava nos meus planos participar desta corrida, mas
confesso que o percurso foi o principal motivo para fazer a inscrição uma
semana antes da realização da prova. Foram 20 km percorridos em direção a Itajaí,
passando pela Praia do Buraco, Praia dos Amores, Praia de Cabeçudas, Morro do
Farol de Cabeçudas, Atalaia e retornando na pedra do Bico de Papagaio até a
Praia Central de Balneário Camboriú. Praias e trilhas da Costa Verde e Mar de
Santa Catarina.
Um quilo e meio mais pesado que a última prova e com a respiração e o condicionamento bem diferente de 4 semanas atrás, resultado de uma pausa devido aos estudos, procurei fazer uma prova sem a preocupação de tempo. O que não imaginava era encarar a dificuldade de correr em areia fofa por tantos quilômetros.
Um quilo e meio mais pesado que a última prova e com a respiração e o condicionamento bem diferente de 4 semanas atrás, resultado de uma pausa devido aos estudos, procurei fazer uma prova sem a preocupação de tempo. O que não imaginava era encarar a dificuldade de correr em areia fofa por tantos quilômetros.
Já havia participado de diversas provas com o percurso em praias, mas em nenhuma delas, o fator areia, havia sido tão difícil quanto esse. A areia era de uma granulometria maior, o que não permitia a formação de água higroscópica entre os grãos, responsável por uma maior coesão entre eles, ou seja, o que poderia deixa-la mais compacta. Ao tentar encontrar um caminho mais firme em que pudesse ter um menor desgaste, zigue-zagueava conforme a água do mar se aproximava.
Durante a prova lembrei de um texto do triatleta e Ironman Fábio Mendes, Long Distance na Bagagem, em que menciona que "há coisas que estão fora do nosso controle, muito vento ou chuva, calor excessivo..., tudo que acontecer na prova é para todos, quem estiver melhor preparado é que vai levar a melhor."
Isso também me fez lembrar que não acredito em sorte, pois acredito que sorte é quando a oportunidade encontra o preparo; é assim em tudo, é assim na vida.
Mais uma prova e mais uma lição.
GP Running 20k
Tempo líquido: 2h23m56s
Distância: 20 km
Posição Geral: 29º de 38
Posição Masculino: 26º de 31
Minutos antes da largada na Praia Central de Balneário Camboriú...
...aproximadamente 100 corredores...
... em direção a Atalaia (Itajaí), no Bico do Papagaio, o ponto de retorno.
A areia... fofa.
Últimos metros...
para completar a prova em um dos percursos mais desgastantes que já participei.
O percurso.
Oi, Marcelo.
ResponderExcluirParabéns por mais uma prova completada. Gostei muito da sua observação quanto ao percurso. Correr na areia não é fácil (aliás, sua explicação ténico-teórica para os granulos de areia me fizeram rir aqui). Legal a citação do texto do Fábio. Também compartilho dessa opinião. Acredito que a prova tenha sido incrível, correr costeando o mar é tudo de bom! =)
Parabéns mais uma vez e foco nos treinos.
abraços,
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@Correndodebem
Oi Helena,
ExcluirObrigado pela mensagem. Valeu a pena participar da prova, mesmo com a dificuldade da areia... e que areia, rs... ah... quanto a explicação, eu tinha que encontrar uma para essa areia, rs... hum, a água higroscópia é mais presente em grãos de argila (barro), no caso da areia (quartzo) ela quase não existe, rs.
Bons treinos.
Abraços.