Corrida Internacional de São Silvestre - 15 km




São Paulo (SP), 31 de janeiro de 2012. Há exatamente um ano atrás, não conseguia correr 5 km. Agora, eu estava há algumas horas de participar da corrida que me fez começar tudo isso.

Foi assim. Missão cumprida.

Lembro que em Dezembro de 2011, quando calcei um tênis e tentei correr no asfalto, consegui correr  apenas 2,5 km. Estava sem fôlego e minha canela queimava. A panturrilha e o tornozelo, davam sinal de sua existência latejando. As dores foram diminuindo, os quilometros aumentando, cada semana ganhando mais fôlego. Chegou a primeira rústica, a meia, outras rústicas, mais algumas meias e a maratona. Pronto! Agora era tentar baixar o tempo nas distâncias que já havia feito.

Ao longo de um ano, conheci muito mais pessoas correndo, do que em 16 anos com um cigarro na mão.  Existem outros benefícios além da saúde, esse pra mim, foi o maior. Acompanhei as histórias e conquistas do Eduardo, do Ênio, da Ju, da Carol, do Fábio, da Helena, da Fabi, da Andrea, do Daniel, da Fê e muitas outras histórias e amizades que fiz nas linhas de chegadas.

Um ano atrás, a meta era completar a São Silvestre. Ao longo do ano, alcancei distâncias maiores que ela. Mas eu precisava completa-lá. A largada teve ao fundo o som de Carruagens de Fogo - hino oficial das maratonas compostas pelo grego Vangelis - bem diferente das largadas que estava acostumado a fazer ao som de batidas eletrônicas.

Estava bem posicionado, levei 8 minutos até passar pelo pórtico da largada. Havia lido algumas dicas sobre o trajeto, que serviram apenas para os primeiros 2km. Depois disso esqueci tudo, e comecei a cuidar para não esbarrar e não ser esbarrado por alguns corredores. O público que se formou na maior parte do trajeto, aplaudiam e algumas crianças estendiam as mãos para cumprimentar os corredores. A frase que mais ouvi em todo o percusso: "Vai Curinthia!".

Pelo quilômetro 10, estava tentando me localizar, e comecei a ler os nomes das ruas. Estava aguardando chegar a Av. Brigadeiro Luis Antônio. Não foi preciso ler nenhuma placa, a maioria dos corredores ao meu redor, anunciaram  o começo dela, alguns lamentavam, outros faziam piadas e eu tentava lembrar qual era distância dela que havia lido. Sabia que ao final, a chegada estaria muito próxima.

O engraçado foi perceber que quando achei que havia alcançado o final, a inclinação aumentou e a pior parte ainda estava por vir. Mantendo o ritmo, depois de algumas ultrapassagens, a inclinação começou a diminuir e já estava mais próximo da chegada.

Quando alcancei a Av. Paulista, acelerei.

Não fiz o tempo que deseja, mas isso não foi importante. Percebi ao cruzar a linha de chegada, que não é uma questão de tempo, de lugar, de posição, de classe social, mas sim de superação de seus limites. Somos todos vencedores, porque acreditamos, e o melhor nisso tudo, é que sempre vão existir novas metas para melhorar.


Tempo líquido: 1h27min51s
Distância: 15km
Posição Geral Masculino: 5.234 de 16.253
Posição Faixa Etária 30 a 34 anos: 775 de 2.360


Os amigos de treino em minha cidade natal, Sr. Nilso Berlanda,  Romário, Sr. Ulysses Gaboardi Filho e o Sr. Benedito.


Sempre ele nós podiuns catarinense, e agora chegando em 70o. lugar na São Silvestre: o Paraíba ao lado de Fausto.

Encontrando mais uma catarinense, que corre muito. Inalva Lilian de Andrade, 91a. colocada no feminino.


do km 1 ao km 15... assim.


O percurso.

Comentários

  1. Parabens!! Que em 2013 suas metas sejam atingidas e superadas!! Pois sempre estaremos ao seu lado curtindo cada momento!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Show de bola meu amigo. Td de bom nesse ano ! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo fiquei feliz em saber que vc participou da São Silvestre. Parabéns!!! Estava assistindo o início e pensando: será que o Marcelo ta aí?? fiquei olhando pra ver se te via rsrs... mas era muita gente...Que bom em tão pouco tempo que começasse a correr e já chegasse lá. Que 2013 seja ainda melhor nas tuas conquistas. SUCESSO!!!!!! Bjs. sua tia Zita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Tia,
      Depois de um ano, consegui completar a prova, rs.
      Vamos começar a correr! Em Floripa todo mês tem uma prova!
      Um beijão e mais uma vez obrigado.
      Feliz 2013!.

      Excluir
  4. Grande, Marcelo. Meus parabéns. A 1a. São Silvestre a gente nunca esquece. É muito emocionante estar ali vivenciando ela pessoalmente. Pena que não nos encontramos. Aliás, tinha muita gente de Santa Catarina por lá, mas encontrei poucos. Evoluistes muito rápido esse ano que passou e fechou até a maratona. Excelente. Agora vamos brigar contra os tempos !!! Valeu. Abração, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,
      Obrigado. Valeu pelo seu apoio durante o ano. Você teve um ano incrível realizando 47 provas, e em todas buscou uma meta; seja ela de tempo, ou solidária como foi a Corrida de Natal dos Perebas.
      Como a Helena Vidal comentou, 2013 com Força, Foco e Fé.
      Um forte abraço.

      Excluir
  5. Fala Marcelo, valeu pela visita no blog.

    Tava dando uma olhada por aqui, caraca hein.. Já fez uma maratona com menos de uma ano como corredor. Eu tive lesão ano passado e agora estou mais cauteloso, esse ano eu faço as meias e quem sabe 2014 eu tento uma maratona.

    Parabéns pela SS

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, obrigado.

      Você fez um comentário muito importante no seu blog, a musculação é fundamental, principalmente para prevenir lesões. Tenho certeza que você vai tirar de letra a maratona.
      Mais uma vez parabéns pelo seu blog, muito bom. Fiquei conhecendo as corridas da Nike Rio Corre 10k através dele.
      Vamos lá! Bons treinos.

      Abraços.

      Excluir
  6. A gente começa devagar. Depois, percebemos que os 15 km da São Silvestre são um bom treino. E assim que tem que encarar. Correr e fazer tempo é difícil. Então, a gente corre e se diverte, já que foi por isso que começamos. Parabéns pelas provas de 2012. Que venha 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ênio, obrigado!
      Esse ano o objetivo é fazer uma quantidade menor de provas e direcionar os treinos para diminuir o tempo nos 10k, 21k e 42k. Bom, e é claro se tudo der certo, fechar o ano com a São Silvestre novamente, rs.
      Obrigado pela visita no blog.
      Um forte abraço.

      Excluir
  7. Parabéns, Marcelo, um dia eu me aventuro nessa. Gostei do teu tempo, não reclama. O mais legal é o que essa prova representa para voce.Parabéns pelo primeiro ano do resto de tua vida correndo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,
      Então, esse é o problema da São Silvestre, depois que você faz a primeira vez, você fica com a vontade de voltar para diminuir o tempo, ah... e também existem os que voltam para correr e apenas aproveitar a energia que essa corrida proporciona. Essa, você tem que ter um dia no seu currículo.
      Parabéns pelas suas conquistas e pelos pódios em 2012.
      Obrigado por visitar o blog e pela mensagem.
      Bons treinos.
      Abraços.

      Excluir
  8. Almeida...sensacional...o vídeo, daqueles que emocionam!!!! Além de um ótimo corredor, um excelente amigo! Parabéns...e aos poucos estou começando, graças ao seu exemplo!!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina,
      Eu é que tenho que agradecer, você acompanhou o começo dessa jornada, e sempre me incentivou para encarar novos desafios.
      Obrigado pela sua amizade, a mensagem e pelo apoio ao longo do ano.
      Você e o Luiz são pessoas incríveis.
      Abraços.

      Excluir
  9. Grande mestre Marcelo, parabéns por mais essa conquista. Um objetivo a alcançar esse ano para mim, a tão famosa São Silvestre. Esse ano pode me colocar dentre os competidores. Parabéns....
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guilherme, obrigado!
      Boa notícia! É isso mesmo, vamos lá. Este será um, dos muitos objetivos, que você vai alcançar em 2013.
      Bons treinos.
      Abraços.

      Excluir
  10. Parabéns!!!
    Eu estou tentando alcançar os 10 Km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sadoke,

      Essa distância já é grande passo. O mais importante você já possui... a "vontade" de alcançar!

      Bons treinos e obrigado pela visita no blog.

      Abraços.

      Excluir
  11. Boa dia Marcelo, estou treinando há 3 semanas. Sempre gostei de correr desde de pequeno. Agora Consegui fazer 5km em 25 min ontem. Quero continuar aumentenado o percurso e mantendo o ritmo. Estou correndo 4 vezes por semana. Sua história me motivou a melhorar e quem sabe tentar a maratona são silvestre no final do ano agora. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Simon,

      Obrigado pela visita e pela mensagem. Parabéns pelo tempo nos 5k, muito bom, eu ainda preciso ganhar mais velocidade, rs... por enquanto estou nos 26 a 27min, rs.

      Quando puder, manda notícias de seus treinos e se participar, da sua experiência na São Silvestre, que recomendo a você.

      Abraços e bons treinos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km