Jaraguá Sky Marathon - 42km

Jaraguá do Sul (SC), 07 de Março de 2020. Esse relato se faz necessário, primeiro porque quando criei esse blog, seria uma forma de dividir os bons e maus momentos das minhas provas, porém, relutei em escrever sobre a participação na Jaraguá Sky Marathon 42k, devido a uma máxima: se errar é humano, persistir no erro não seria digamos assim, tão inteligente.

Nada é em vão, se não é bênção, é lição.

Gosto muito de Jaraguá do Sul, tenho um carinho muito grande pela cidade e pelas pessoas. Morei quase quatro anos nessa terra e tenho boas recordações. Voltar, depois de quase 15 anos, foi bastante nostálgico.

Quando cheguei em Jaraguá do Sul, na sexta-feira, já era noite e consegui retirar o meu kit minutos antes de encerrar as entregas, mesmo assim, a organização da prova permitia retirar o kit minutos antes da largada, no sábado, o que é excelente para quem vem de outra cidade. 

Kit Jaraguá Sky Marathon: camiseta, caneca, medalha, brindes.

 Estrutura para retirada dos kits, montada dentro do pavilhão de eventos

Retirada do Kit.

Reservei um hotel no centro, a 8 min da largada, programada para ser as 07h00min no Parque Municipal de Eventos. Havia esquecido que o trem passava no meio da cidade de madrugada, eram quase 04h00min quando acordei assustado com o apito indefectível da locomotiva. Voltei a dormir.  

Com as duas unhas dos pés, recém recuperadas devido aos hematomas ocasionados pelo Salomon SLAB Sense 7 SG, no Montain Do da Lagoa da Conceição, declinei de usá-lo na Jaraguá Sky Marathon e deixei-o no carro. Não me senti seguro em correr com ele devido as dores que senti na prova anterior, e também pelo percurso da prova, que haveriam trechos de estrada e asfalto. Optei em correr com um Asics Saromaracer. Talvez um dos tênis da marca, mais resistentes que eu já tive. Aqui preciso fazer um parênteses, ele já tinha uns 6 anos de corrida e centenas de quilômetros no solado.

Existem algumas diferenças entre provas de Trail Running e Sky Running. As Trails são corridas que possuem em seu percurso trechos em mata fechada, com raizes, pedras, água, desnível positivo e negativo, não necessariamente nessa ordem. Já as Skys são provas mais radicais, com altimetria acima de 2000 metros onde os atletas correm em trechos nos picos das montanhas.

A Jaraguá Sky Marathon foi uma prova com trilhas e altimetria extremamente técnica além de um desnível positivo de 3.100 metros. Prova filiada a International Skyrunning Federation, Federação que rege o esporte SKY no mundo e também filiada a ITRA, International Trail Running Association, com esses diferenciais, na largada ao meu lado estavam atletas profissionais.

Nos primeiros metros senti que havia feito a escolha certa do tênis, mas durou pouco essa sensação, logo nos primeiros trechos de trilha e barro, comecei a deslizar a sentir muita dificuldade em ficar em pé. Lembro exatamente o momento em que o pé esquerdo afundou em um lamaçal da trilha, ao forçar para retirar do atoleiro, o solado se desprendeu, fui tentar retirar o pé direito e aconteceu o mesmo. A terra parecia querer arrancar os tênis dos pés, mas conseguiu naquele momento arrancar apenas o solado.

Isso aconteceu no km 6.

Um misto de riso e nervosismo começou a tomar conta. Continuei na trilha, se antes escorregava, agora despencava. Era como correr de forma natural, apenas com um pano e a palmilha em cada pé.

Não durou muito e o que restava do "solado e palmilha" se estropiasse. Eu estava no começo e não queria parar

Lembrei do livro de Christopher McDougall, Nascido para Correr, sobre a tribo mexicana Tarahumara, que vivem nos desfiladeiros mais isolados do México, esses nativos correm longas distâncias descalços ou com uma sandália de couro sem se lesionar.

Uma excelente leitura que recomendo.

Assim como constatado no livro, sem perceber e por instinto, pela primeira vez estava correndo e tocando com a parte da frente do pé, e não tocando com o calcanhar.

Um misto de riso e nervosismo

E assim foram por mais 28 km.

Chegando próximo ao km 20, em um dos pontos de apoio, um socorrista me ofereceu dois panos utilizados para se fazer talas, aquilo foi um alento, pois o solado da meia já esta rasgado. Amarrei em cada um dos pés, com algumas folhas e continuei.

Não demorou muito e a dupla de anjos, que correm ao lado do último atleta, me alcançou. Perguntei se eu era o último e falaram que sim, quem eles estavam acompanhando desistiu.

Durante o percurso, ouvi alguns atletas comentarem que a distância da prova, seriam um pouco mais que 46km. A organização anunciou oficialmente que o percurso havia ficado em 44,3 km. Não sei precisar exatamente quais conjetura e presunções que me tomaram, em começar a declinar de continuar. Algo como: "Não seria capaz de correr mais que 42km" e  "42km seria o meu limite naquelas condições".

Depois de 9h15min da largada, no km 34 abandonei a prova.

Entramos no carro de apoio, um Land Rover Defender, e desolado olhando pela janela, voltei pela segunda vez para casa sem a medalha.

Altimetria 42k Jaragua Sky Marathon

Percurso 42k Jaraguá Sky Marathon

Próximo ao km 20 um alento... 

Com dois guerreiros...

Se errar é humano, persistir no erro não seria digamos assim, tão inteligente.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km