Desafio Beto Carrero - 21km

Penha (SC), 30 de Janeiro de 2022. Dez anos após a minha primeira prova e algumas centenas de quilômetros percorridos, me sentia revigorado para voltar a correr. Agora com novas metas traçadas, alcançar os objetivos era uma questão de tempo.

Nos últimos anos havia definido que não participaria mais de provas de 10km e 21km, primeiro por uma questão de custos e segundo, porque as provas longas eram mais sedutoras. Porém sempre fiquei com uma dúvida que poderia fazer um tempo melhor nessas distâncias.

Na edição de 2022 do Desafio Beto Carrero, optei em fazer apenas a prova de 21km e não as 3 provas como na edição anterior. A Dani nessa edição correu no sábado a noite os 10km e nos dividimos desta vez, em ficar com as crianças.

Mantendo o mesmo percurso da edição anterior, larguei no domingo de manhã - com o tempo nublado - para a meia maratona com a certeza que faria um tempo melhor que no ano passado, mas com uma ponta de esperança que poderia haver um RP nos 21km.

Já nos primeiros metros da largada, encontrei o Almir. Que vinha de uma recuperação delicada no joelho.

Corremos por 1 km juntos e logo me distancie em busca do meu objetivo.

Foi aproximadamente no km 6 que encontrei um corredor com o mesmo modelo de tênis que o meu, mas de outra cor. Me chamou a atenção que ele era muito mais encorpado, e corria pendendo o corpo para o mesmo lado de cada passada, parecia tomar conta de todo o percurso. Sem titubear tentei ultrapassá-lo, mas não consegui. Sempre tem dessas, mirar em um corredor a frente e tentar alcança-lo para ultrapassar. As vezes dava certo, porém outra hora, eles sumiam na frete e eu ficava à ver navios com meu pace limite. Foi assim, ele sumiu na minha frente.

Quando cheguei na Rodovia Beto Carrero, faltavam aproximadamente 11 km. Pelas parciais de tempo e distância já percorridos, seria difícil conquistar o RP nos 21km, mas tinha a certeza que o meu tempo em relação ao ano anterior seria melhor. Eu me sentia mais leve.

Observei que mesmo me sentido bem, não estava com um ritmo constante, meu pace oscilava muito a cada quilômetro. Nesse momento observei à minha frente o corredor que tentava, quilometros atrás, ultrapassar. Pensei comigo: 

- Estou bem para caramba, alcancei meu algoz!

Ao chegar ao lado e eu percebendo que estava com um ritmo melhor que o dele, cumprimentei-o e falei alguma trivialidade da prova. Ele foi bem bacana. Observei pelo número do peito que ele estava fazendo o Desafio - que incluía as 3 provas - comentei que também havia feito ano passado e tinha gostado. 

O que me chamou a atenção, além dele pender para cada lado quando dava uma passada, é que o ritmo dele era constante e eu estava me esforçando para acompanhá-lo. Logo pensei: 

- Caramba! eu não vou conseguir ultrapassar novamente esse anafado!

Ele com seu pace ritmado e cambaleante me deixou novamente a ver navios!

Apesar de estar bem, me faltava constância de ritmo.

Foi assim. Completei a Meia Maratona sem o RP na distância... mas sobrando em tempo, comparado a mesma prova ano passado.

Distância: 21 km
Tempo líquido: 1h 53min 56s
Posição Geral Masc: 99 de 223


Meia Maratona Beto Carrero
Mais leve e mais rápido que ano passado.

Meia Maratona Beto Carrero
Uma prova com um percurso, diga-se de passagem, "diverto"!




Gráfico de Percurso x Ritmo/Frequência Cardíaca




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km