Night Run Costão do Santinho - 10 km


Florianópolis (SC), 26 de Janeiro de 2013. Em janeiro de 2012, exatamente um mês depois de largar os 16 anos de cigarro, a minha estreia. Lembro-me da ansiedade, do nervosismo de não conseguir completar a prova e dos batimentos cardíacos dispararem minutos antes da largada. Na estreia completei os 10km em 52min54s, 22º colocado na categoria, e 137º no geral. Ao longo do ano, a ansiedade e o nervosismo foram aos poucos sendo substituídos pelo aprendizado de vários erros e alguns acertos. Algo bem empírico.



Voltar a correr um ano depois no mesmo local, era a oportunidade de medir a evolução em um ano. Era... se não fosse o fato do trajeto em 2013, ser diferente. Em 2012, apenas a faixa de areia da praia, retorno em zig e zag e mais faixa da areia da praia. Em 2013, faixa de areia da praia, dunas, areia fofa das trilhas, dunas e faixa de areia da praia. Foram aproximadamente 2,4 km de areia fofa entre as dunas e as trilhas. Não seria tão simples assim baixar o tempo.

Retirei o kit na nova instalação da Academia I9, na Praia dos Ingleses ainda pela manhã de sábado. Cheguei ao Costão do Santinho, antes do meio dia. O vento estava forte. Deixei o carro em um estacionamento com as instalações básicas para um veranista, banheiro e chuveiro. Aproveitei para descansar na praia, observando o mar e vários praticantes de kitesurf, ao todo cheguei a contar nove.

Antes de começar a prova, encontrei alguns amigos, entre eles o maratonista Eduardo Hanada e a jornalista Helena Cristina Clebsch Vidal do blog Correndo de Bem com a Vida. Aprendi muito, acompanhando a jornada desses dois corredores, através dos seus relatos.

O vento avançou a noite e permaneceu durante toda a prova. Correr contra, foi mais um obstáculo. Lembrei muito do meu treino nos dias que antecederam a prova. Nos dias de esteira, fazia 20 minutos de bike spinning antes de correr. Acredito que isso tenha me dado um condicionamento e uma memória muscular para enfrentar a areia fofa, o esforço foi muito semelhante.

O clima e a alteração do percurso foram outros, mesmo assim consegui baixar o meu tempo, nada muito expressivo, completei em 52min20s. 34s mais rápido que em 2012. O que me surpreendi, foi com a minha colocação, 6º colocado na categoria, e 60º colocado no geral. Retornei feliz e com a sensação de missão cumprida. Agora é voltar aos treinos, para que novos tempos sejam batidos.

Momento da largada

 Corredores em direção às dunas.


 O tradicional alongamento antes da prova


Pórtico de largada e chegada.


Alongamento.


Os amigos Eduardo e Helena



Comentários

  1. Excelente resultado, Marcelo. Meus parabéns !!! E valeu pela força no meu desiquilíbrio nas trilhas...rs. Pra mim não foi fácil aqueles trechos. Você mandou muito bem. Legal acompanhar a sua evolução também. Isso é motivante. Domingo estarei em Navegantes. Espero encontrá-lo por lá. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo. Obrigado. A trilha castigou bastante, tropecei um monte, a iluminação não ajudou.
      Não fiz a prova de Navegantes, nesse dia fiz a prova da Ponta do Papagaio, em Palhoça. Muito boa por sinal. O pessoal dos Loucos por Corrida estavam por lá também, rs.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Olá, Marcelo.

    É sempre gratificante comprovar a evolução na corrida. Percebi na sua foto de 2012 e 2013 algumas coisas: confiança, força, vestimenta e até que emagreceu. E posso dizer que correr mais leve é muito mais fácil.
    Comprovar em números então é muito legal. Parabéns pelo novo Rp na Night Run.
    Fiquei muito contente em conhecê-lo na prova. É muito legal encontrar outros blogueiros corredores. Esta troca de informações é super saudável e estimulante.
    Estarei na Meia Internacional de Florianópolis, em março, você vem?

    Abraços e bons km's!!!

    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena,
      Obrigado pela mensagem. Também fiquei contente em encontrá-la. Parabéns pela sua prova também.
      Sim, estarei na Meia Internacional de Floripa.
      Um abraço,
      Marcelo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km