GP Running - 20km

Balneário Camboriú (SC), 05 de Maio de 2013. A previsão era de chuva, a temperatura estava amena e a umidade do ar era alta. A largada as 9h da manhã de um domingo nublado, reuniu aproximadamente 100 corredores nas areais da Praia Central de Balenário Camboriú para encarar os 20km, nas categorias individual, duplas e quartetos do GP Running 20k.



Não estava nos meus planos participar desta corrida, mas confesso que o percurso foi o principal motivo para fazer a inscrição uma semana antes da realização da prova. Foram 20 km percorridos em direção a Itajaí, passando pela Praia do Buraco, Praia dos Amores, Praia de Cabeçudas, Morro do Farol de Cabeçudas, Atalaia e retornando na pedra do Bico de Papagaio até a Praia Central de Balneário Camboriú. Praias e trilhas da Costa Verde e Mar de Santa Catarina.

Um quilo e meio mais pesado que a última prova e com a respiração e o condicionamento bem diferente de  4 semanas atrás, resultado de uma pausa devido aos estudos, procurei fazer uma prova  sem a preocupação de tempo. O que não imaginava era encarar a dificuldade de correr em areia fofa por tantos quilômetros.

Já havia participado de diversas provas com o percurso em praias, mas em nenhuma delas, o fator areia, havia sido tão difícil quanto esse. A areia era de uma granulometria maior, o que não permitia a formação de água higroscópica entre os grãos, responsável por uma maior coesão entre eles, ou seja,  o que poderia deixa-la mais compacta. Ao tentar encontrar um caminho mais firme em que pudesse ter um menor desgaste, zigue-zagueava conforme a água do mar se aproximava.

Durante a prova lembrei  de um texto do triatleta e Ironman Fábio Mendes, Long  Distance na Bagagem, em que menciona que "há coisas que estão fora do nosso controle, muito vento ou chuva, calor excessivo..., tudo que acontecer na prova é para todos, quem estiver melhor preparado é que vai levar a melhor."

Isso também me fez lembrar que não acredito em sorte, pois acredito que sorte é quando a oportunidade encontra o preparo; é assim em tudo, é assim na vida.
Mais uma prova e mais uma lição.

GP Running 20k
Tempo líquido: 2h23m56s

Distância: 20 km
Posição Geral: 29º de 38
Posição Masculino: 26º de 31

Minutos antes da largada na Praia Central de Balneário Camboriú...



...aproximadamente 100 corredores...


... em direção a Atalaia (Itajaí), no Bico do Papagaio, o ponto de retorno.


A areia... fofa.


Últimos metros...


para completar a prova em um dos percursos mais desgastantes que já participei.


O percurso.



Comentários

  1. Oi, Marcelo.
    Parabéns por mais uma prova completada. Gostei muito da sua observação quanto ao percurso. Correr na areia não é fácil (aliás, sua explicação ténico-teórica para os granulos de areia me fizeram rir aqui). Legal a citação do texto do Fábio. Também compartilho dessa opinião. Acredito que a prova tenha sido incrível, correr costeando o mar é tudo de bom! =)
    Parabéns mais uma vez e foco nos treinos.
    abraços,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,

      Obrigado pela mensagem. Valeu a pena participar da prova, mesmo com a dificuldade da areia... e que areia, rs... ah... quanto a explicação, eu tinha que encontrar uma para essa areia, rs... hum, a água higroscópia é mais presente em grãos de argila (barro), no caso da areia (quartzo) ela quase não existe, rs.

      Bons treinos.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km