Ironman 2014. Fazer ou não fazer a inscrição. Eis a Questão!


Minha primeira prova de corrida.


Semana passada iniciou a prova do Ironman 2014. Uma batalha de milésimos de segundos para se conquistar uma das 2000 vagas disponíveis. A primeira etapa da prova - as inscrições - encerraram em incríveis 17 minutos.

Comparado ao tempo limite da prova do Ironman que é de 17 horas, isso não é nada e ao mesmo tempo muito, pois esses minutos em compensação definem muitas posições.

Ao longo desse meu curto período de corrida, encontrei na prova do Ironman a minha meta, o meu objetivo a ser alcançado. Na sexta-feira, dia da inscrição, estava com o sonho e a razão ao meu lado.O sonho em dizer para participar e a razão em dizer que não estou pronto para participar.

Passaram os 17 minutos e as inscrições encerraram.

Nos 17 minutos, pensei, “Tenho 17 horas para cruzar a linha de chegada, eu consigo!”. Mas ao mesmo tempo, não queria apenas completar a prova, queria completar bem, com um tempo razoavelmente bom e principalmente, sentindo-me bem.

Leia-se,chegar inteiro e não me arrastando, rs. Afinal, o investimento é alto.

Deixo assim uma vaga, para quem realmente vem a muito mais tempo treinando, a muito mais tempo que eu, sonhando em participar dessa incrível prova de resistência.

No entanto, encontrei novos desafios nesta jornada, entre eles os 52 km do DesaFrio no próximo final de semana. Os 42 km do K42 Adventure Marathon, em agosto. A Maratona de SC em setembro. A Maratona de SP e os 84km do Desafio Praias e Trilhas em outubro, ainda esse ano. Já para o ano que vem, em fevereiro, os 100 km do El Cruce Columbia, que compreende a fantástica travessia dos Andes entre o Chile e a Argentina.

É isso, eu não desisti da jornada para o Ironman. Ela apenas esta começando.


Meia de Floripa e mais treinos...

A minha falta de organização, fez com que eu não participasse da Meia de Floripa, estava programada em meu calendário, fiquei um pouco chateado comigo... a prova foi boa e a medalha era linda. Fica para a próxima.

Faltando uma semana para os 52km do DesaFrio, observei que meus treinos foram 99% dentro da academia. Nesse período indoor, fortaleci as pernas para os 26 primeiros quilômetros de subida até o Morro da Igreja na Pedra Furada, e os restantes 26 km de descida até a Praça Central de Urubici.

Tentei simular entre os equipamentos, não as condições físicas do terreno e clima que vou encontrar – o que é impossível - mas sim a força que a prova exigirá do corpo para poder completar. Essa última semana, como costumam falar, será de “polimento”, porque agora, é aguardar para correr.


Fortalecendo o Medial Tibial.


A primeira prova

Já venho a tempo querendo publicar essas fotos. A data é incerta, mas acredito que tinha no máximo 11 anos, e por incrível que pareça, naquela época eu e outros garotos da mesma idade, participamos paralelamente de uma prova de 3km na minha cidade. Ainda quero buscar o registro exato e mais informações dessa época.

Essa foi a minha primeira prova.


A turma da "pipoca". Eu de costas recebendo as últimas instruções da professora de Educação Física.


 A largada... sem muitas informações da época, pela vaga lembrança que tenho do trajeto, a prova teve 3km.


Comentários

  1. Grande, Marcelo. Então já corres desde pequeno, é ?!!! Tenho certeza que ano que vem você já terá muito mais certeza com essas provas casca dura que você vai enfrentar até lá. Vão ser um bom treinamento. Vai firme, amigo !!! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,

      Foi uma surpresa encontrar essas fotos. Quanto as provas que citei, não pretendo fazer todas, mas é sempre bom saber que elas existem e estão aí, aguardando serem desafiadas, rs.

      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Marcelo, e essas fotinhos "dasantiga"?!!?
    Que lembrança mais gostosa de se ver. Adorei!
    Eu também não participei da meia, e sendo no quintal de casa, bate um certo arrependimento, mas como foco é lá na frente e a gente perde com polimento e regenerativo a cada prova que faz, acho que é bem justificável.
    Gostei dos seus objetivos de provas. Ousados e muito interessantes. Foco e força pra ti. Vai com garra, que dá certo.
    abraços
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helena,

      As fotos fiz uma busca nos álbuns e encontrei ano passado e também achei a medalha. Qualquer dia publico a foto dela no blog.
      O meu objetivo maior é o Iron, espero um dia fazer. Quanto as corridas observei que existem para todos os gostos, observei também que elas estão cada vez mais caras, mesmo as corridas com grandes patrocinadores. A vontade é fazer uma por mês, mas devido ao investimento - inscrição, transporte, alimentação, estada - as vezes não dá.
      Valeu pela mensagem.

      Bons treinos.

      Excluir
  3. Que massa essas fotos hein...eu fiz uma prova de bike+run em Laguna a muito tempo atrás também, mas não tenho nenhuma informação sobre ela, só me lembro que passei muita gente, mas não sei nem as distancias que foram nem qual colocação eu fiquei. O importante são as lembranças, e raramente vc vai ver uma criança que faz esporte desde criança cair nas drogas.

    Poxa que pena que tu não se inscreveu no Ironman, teria 1 ano pra treinar muito, e com certeza muita gente que conseguiu pegar a inscrição também não tem tanta experiência assim, as inscrições estão lá para todos, independente da experiência, te espero inscrito em 2015 sem desculpa hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio,

      Valeu pelo apoio. Como você mesmo mencionou um tempo atrás, vou seguir sua sugestão de fazer provas menores para adquirir mais experiência.
      Quando a gente realmente quer alguma coisa, acredito que muitas situações ao nosso redor, conspiram à favor. Da minha parte, talvez tenha faltado, "acreditar que era possível".

      Mas vamos lá. Bora "acreditar", rs.

      Excluir
  4. Marcelo , muitos parabéns o teu blog é muito bom e interessante , obrigado pela partilha de experiências :)

    eu agora ando nos trails , as corridas de estrada já me cansam muito e depois de correr nas matas , serras e montanhas , voltar ao alcatrão , é sempre muito difícil para mim !!

    ...por outro lado tenho a primeira Maratona da minha vida , agendada para 3 Novembro deste ano , apesar de até lá ter uns trails de 50K e 45K , mas como é nas serras , não conta como "maratona" ;) , aliás o mês passado fiz a minha estreia nessas distancias , fiz 42K numa prova de trilhos em Mafra !

    ...isto tudo para dizer que olhando para as tuas "provas completadas" , és um exemplo e uma inspiração , para corredores como eu "fraquinhos" , eheheheh...

    grande abraço de Portugal e tudo de bom para ti...

    muita força e bons treinos e melhores provas :)

    Artur B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela mensagem Artur,

      Eu também tenho uma maior preferência por provas trails, os lugares e as dificuldades que passamos em alguns percursos, são únicos.

      Você já tem boas provas de trails completadas, e independe de como chamam, e as distâncias que percorremos, somos do tamanho de nossos sonhos... e pelas suas provas, você não é nada fraquinho, rs.

      Bons treinos até a maratona.

      Abracos.

      Excluir
  5. Ser um corredor é executar um sonho, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É correr por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. Por isso você sempre é glorioso em suas conquitas!!!

    ResponderExcluir
  6. E aí Marcelo !

    Cara, que show, vais pro Cruce também ? Bom, as provas estão muito bem alinhadas hehehe. Concordo com todas. Uma hora vou pro atacama correr, a última vez que estive lá foi pra pedalar e subir vulcão, mas o MD tá na lista.

    Abraço e até 2015 na largada do iron.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, esse ano não vou, mas o El Cruce esta na minha lista. Você vai gostar da prova do MD do Atacama, vale a pena o investimento.

      Nos encontramos em outros desafios, até o Iron.

      Abraços.

      Excluir
  7. Eu não sabia que tinha uma subida nessa prova da Lagoa, ainda bem que li teu relato, vou ficar experto e incluir umas subidas essa semana antes da prova.
    Vamos participar Marcelo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... tem uma subida, espero que esse ano seja o mesmo percurso, muito bom, por sinal.
      Bons treinos.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km