Maratona Internacional de Florianópolis Cosan - 42Km

Florianópolis (SC), 25 de Agosto de 2019. É sabido pela grande maioria dos corredores, que uma prova independente da distância, não começa com o sinal da largada. Ela inicia à semanas, meses e até anos. Quando se tem uma prova alvo, é necessário se não essencial antes de tudo, planejar. Planejar seus treinos; sua alimentação; suplementação antes e durante a prova; acessórios e equipamentos básicos quando necessário; o local da estada e a logística do dia da prova, quando ela não é realizada em suas cercanias.
MARATONA FLORIANÓPOLIS INTERNACIONAL
Chegada da prova

Nesse quesito planejamento, deixei a desejar nessa Maratona de Florianópolis.

Não entrarei no mérito dos treinos, pois esse quesito, tenho que dar uma maior atenção para que o meu desempenho se mantenha na média. O que nas últimas provas não vem acontecendo.

Chegamos em Florianópolis um dia antes, no sábado de manhã. Daria tempo de retirar o kit e se instalar na Pousada na Lagoa da Conceição. A Pousada na Lagoa foi uma das poucas opções economicamente viável que ainda estava disponível. Deixei para reservar o hotel nas últimas semanas, e não consegui um local mais próximo.

Em um trajeto normal, seriam 12 km de distância até a Beira Mar, local da largada. Mas estava a uns 17 km devido aos desvios que foram realizados para a prova. 

A Pousada ficava em um cruzamento entre duas avenidas movimentadas da Lagoa da Conceição, barulhos de veículos e dos notívagos nos bares, não me deixaram ter um sono adequado.

Ao sair da Pousada de manhã, para a local da largada, não contava com os desvios e filas que estavam por vir. Contando os minutos no relógio, estacionar nas ruas adjacentes à largada, foi uma batalha. 

Quando foi dada a largada para os 42km, eu ainda estava estacionando o carro.  Sai correndo em direção à baia, literalmente fui o último a passar pela largada. Uma falta de planejamento enorme da minha parte, desde a reserva da estada até a logística para chegar à largada.

Em resumo, essa desorganização da minha parte nesses 42km, foram talvez a maior que já realizei. 

Ao longo da prova, recuperei algumas posições. Em vão. No km 30 quebrei. Precisei me esticar no chão para me recompor. Depois de alguns minutos, levantei, sacudi a poeira e continuei.

Foi meu segundo pior tempo 4h51min57s. Completei a prova, muito longe do meus objetivos.

Tenho vários erros que cometi, desde a falta de volume nos treinos, local da pousada, logística até a chegada na largada... e principalmente, faltou o controle emocional durante a prova. Fiz um excelente tempo nos 21k, mas não foram suficientes para compensar a segunda perna na maratona. Faltou técnica, faltou planejamento.






o muro no km 30

retirado do kit

percurso Marattona Internaciona de Florianópolis



Maratona Internacional de Florianópolis Cosan
Tempo líquido: 4h51min57s
Posição Faixa Etária Masc: 297 de 321 
Posição Geral Masc: 1423 de 1593
Distância: 42 km


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km