2ª Meia Maratona de Timbó - 21km

Timbó (SC), 22 de Agosto de 2021. Sempre tive uma vontade de fazer uma prova em Timbó. É uma cidade do Vale Europeu que considero muito charmosa. Atletas de diversos locais do pais vieram participar do evento, que foi dividido em dois dias, a prova dos 5km foi relizada no sábado e os 21km solo e revezamento, no domingo.


meia maratona timbo
Local da largada e chegada, Parque de Eventos Henry Paul

Fiz a inscrição pela vontade de correr na cidade. Mas não estava preparado fisicamente para tamanha distância, depois de tanto tempo parado e sem fazer nenhuma atividade física. 

Mais uma vez já posso adiantar o meu resultado: péssimo! O pior até o momento. 

Dos 80 que completaram a prova, fui o penúltimo a chegar.

Para quem um dia sonhou em correr ao lado da moto da organização da prova abrindo caminho sendo o primeiro colocado, essa sem dúvida, ficará registrada por um fato inusitado, depois de mais de 50 provas que eu realizei.

Vou poupá-los de narrar aqui os 21 km e registrar apenas os 97,5 metros finais.

Depois de perguntar várias vezes aos staffs da prova - parados nas esquinas sinalizando o caminho do percurso - se haviam mais corredores atrás de mim, todos afirmavam que haviam mais uns 10. Em todas as respostas não sentia uma segurança na voz, mas continue, consciente que não era um dos últimos.

Justamente faltando uns 100 m, para cheganda, já na entrada da pista onde estava instalado o pórtico de chegada, e vendo muitos atletas ainda presentes aguardando o encerramento da prova, ouço nos alto-falantes do evento:

- Atenção! Atenção! Lá vem mais um atleta... depois de muita garra! Lá vem ele! Com muita determinação! Tenho a informação aqui... é o penúltimo colocado chegando!

- Penúltimo!! Como assim?! - pensei meio que balbuciando e perdendo o rítmo, quase que estendendo os braços e soltando ao lado do corpo de forma desanimada! 

Nessa hora, o locutor estava muito animado. Mas eu não! E ele continua:

- Vamos lá! Quero acompanhá-lo até a chegada, só ele sabe o que passou para chegar até aqui!


meia maratona timbo
Sendo escoltado pelo locutor da prova..


meia maratona timbo
Mais uma prova completada... cruzando a pórtico...


meia maratona timbo
....e rindo de nervoso.


Eu só queria correr na cidade. Tudo bem ser o penúltimo, mas não precisava anunciar para todo mundo - pensei comigo - já sem muito o que fazer, meio que desolado.

Tinha o que fazer. Não tinha onde me esconder, apenas correr! Queria cruzar a linha de chegada, entrar no carro e voltar o mais rápido para casa.

E foi assim. Pela primeira vez, penúltimo.

Bom, também vou poupá-los das lições que mais uma vez senti na pele - já aprendi tantas nessas mais de 50 provas, que de nada adianta aprender, se não praticá-las. 

Apenas quero registrar, que corri pela primeira vez com um Garmin Forerunner 45, minha nova aquisição! Tirando o fato de ficar a cada 2 minutos durante o percurso, olhando o meu pace no relógio, correr com um GPS é se dúvida, incrível. 

Merece um post exclusivo só para isso, mas antes eu quero aprender a usar melhor os recursos e brincar mais com ele, porque agora, o meu desafio já foi lançado. Quero buscar os meus Recordes Mundiais Pessoais nas distâncias de 10km, 21km e 42kmm ou seja, nos 10km fazer uma prova abaixo de 47min 53s, 21km abaixo de 1hr 45min 24s e 42km abaixo de 4h 09min 5s.

É isso, vem mais por aí. Agora equipado, com foco e assessorado.

Distância: 21 km
Tempo líquido: 2h 23min 01s
Posição Geral Masc: 79 de 80


meia maratona timbo
Parque de Eventos Henry Paul


meia maratona timbo
Mapa e altimetria do percurso


meia maratona timbo
a medalha


meia maratona timbo
minutos antes de correr literalmente para o carro, depois de concluir a prova


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km