8ª Corrida de Natal de Blumenau - 10 k

Blumenau (SC), 05 de Dezembro de 2021. Em janeiro de 2022 completo 10 anos dessa pratica esportiva responsável, diga-se de passagem, pela liberação de opióides endógenos. Durante esse período, de forma empírica, participei de dezenas de provas treinando apenas em esteira com o tempo que eu poderia despender no momento. 

Foram poucas as provas que cheguei a utilizar as planilhas de treinos, da saudosa revista Runner´s World.


corrida natal blumenau
Última prova do ano em Blumenau.


corrida natal blumenau

A chuva do começo ao fim.



Sprint final.



Conversando com alguns amigos, ouvia relatos que algumas assessorias de corrida na cidade, deixavam a desejar no quesito de personalização dos treinos para seus alunos.

Esse era um dos motivos que nunca me interessei em investir em uma assessoria. Eu tinha onde encontrar uma planilha genérica em uma simples busca na internet.

Quando minha esposa retornou esse ano na atividade de corrida, ela através de uma indicação de uma amiga, se inscreveu na Assessoria Esportiva LapRun. Comecei a observar a planilha que ela recebia semanalmente. De forma personalizada a sua treinadora (Diandra) ajustava seus treinos conforme a sua evolução. Em pouco tempo o resultado chegou com um pódio na categoria. Graças a sua determinação, foco e constância nos treinos propostos na planilha.

Bingo! A resposta para conseguir o tão sonhado sub 4h na maratona, estava ao meu lado.

No final de setembro, procurei o Jonathan, ex-Atleta Olímpico e Diretor da Assessoria Esportiva LapRun. 

Fui direto: 

- Jonathan. Gostaria de bater meu recorde pessoal nos 10k, depois de alcançado essa meta, bater o meu recorde pessoal nos 21k e na sequência fazer o meu melhor tempo nos 42k, chegando aos sub 4h.

- Legal essa sua leitura - ele respondeu.

E os trabalhos iniciaram. Semanalmente, recebia os treinos e sempre com um questionamento de como estava me sentindo. 

Os 10k da 8ª Corrida de Natal de Blumenau era a prova alvo da minha primeira meta. A prova com largada marcada para as 18h, contava com 600 corredores inscritos. 

Pela primeira vez antes de uma prova, percorri de bicicleta o percurso. Cheguei a comentar com o Jonathan que não havia gostado. Não tanto pela altimetria em dois pontos da prova, mas sim pelo visual do percurso.

Chegamos a mesma conclusão. Não seria uma prova para bater o recorde.

Passado a preocupação para não perder a largada - filas se criaram nos acessos ao shopping, devido ao bloqueio das ruas, somado ao número de participantes chegando praticamente ao mesmo tempo - lá estava eu no final da baia de largada.

Nos primeiros instantes correndo, observei que precisaria ultrapassar alguns corredores, estava muito atrás e não conseguia imprimir o ritmo que precisava. 

Algumas gotas de chuvas surgiram, fazendo jus à previsão.

As ultrapassagens começaram. Aproximando dos 2km a primeira elevação e mais ultrapassagens. 

No ponto de divisão entre os 5k e 10k, observei que boa parte dos corredores, foram em sentido aos 5km.

A chuva tornou-se mais intensa e meu ritmo também. Em determinado momento da prova, próximo aos 6km, a chuva formava entre o meio fio e metade da pista de asfalto, uma lâmina de água que cobria metade do tênis. Ainda não havia corrido com tanta chuva. Aquela sensação de correr abaixo daquele pé-d´água, mudou completamente a minha opinião. Estava muito bom. A chuva foi responsável por limpar qualquer opinião que eu tinha desfavorável ao percurso.

Nos últimos metros, olhando para o Garmin, observei que por 1 ou 2 minutos, não conseguiria bater o meu recorde. 


corrida natal blumenau
Avistando o Jonathan na calçada e apontado para o responsável pelo meu tempo.


Avistei o Jonathan, na calçada, incentivando. Fiz um sprint nos metros finais e quase abaixo do pórtico de chegada, parei fazendo a famosa pose de flecha de Usain Bolt.

Quando percebi, o tapete estava mais afastado do que imaginava. Atravessei caminhando o tapete de leitura do chip, registrando assim meu tempo.

Lá se foram mais 30 segundos com a brincadeira.

Resultado. Por apenas 25 segundos não faço meu melhor tempo nos 10km. 

Literalmente Usain Bolt me venceu!

Distância: 10 km
Tempo líquido: 48min 18s
Posição Geral Masc: 26 de 87



Meu tempo no Garmin. A leitura do tempo bruto, me fez acreditar que não seria possível chegar em menos de 48min.



corrida natal

Um especial apoio desde a retirada do kit. (Lívia com sua bala azedinha)



Na retirada do kit com Geison, organizador da prova e Diretor da GSM



Kit da prova: camiseta, toalha de rosto e barra de cereal.



corrida natal

Antes da prova. Com Jonathan, Diretor da Assessoria Esportiva LapR



corrida natal

Com eles. Amor incondicional.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km