1ª Corrida Reino do Garcia - 10km

Blumenau (SC), 03 de Abril de 2022. A busca pelo Recorde Pessoal na prova dos 10km ainda era uma meta. A prova Corrida do Reino do Garcia era excelente para alcançar esse resultado. 

O Bairro Garcia em Blumenau, também conhecido carinhosamente como Reino Garcia, possui duas ruas bem movimentadas. Uma delas em constante reforma e melhorias (Rua Amazonas) e outra com uma ciclovia em grande parte de sua extensão (Rua Hermann Huscher). Inclusive essa ultima, cenário de um forte deslizamento de casas, provocado pelas chuvas na tragédia de 2008.

Noventa por cento do percurso era o mesmo que eu fazia nos meus treinos. Meu histórico nunca foi de correr muito na rua, muito menos na região sul da cidade, porém acabei descobrindo esse trajeto nos treinos longos e acabei gostando devido a ciclovia e o verde em um dos lados da via.

Era a prova perfeita para o feito. Trajeto conhecido, clima um pouco frio e sem morro.

Optei em ir de bicicleta para a prova. A distância de casa até a largada eram apenas de 6km. Foi bom. Fiz um leve aquecimento. 

Minutos antes da largada uma chuva apareceu.

Quando me enfileirei na baia da largada encontrei alguns conhecidos e a chuva já havia cessado. 

Devido a uma obra da companhia de fornecimento de energia, mais de 10 caminhões com gruas estavam fazendo a melhoria da rede elétrica na Rua Amazonas, rua que contemplava 50% do trajeto dos 10km. Fomos informados que havia uma mudança de percurso minutos antes da largada. Os atletas da prova dos 10km fariam 2 voltas no percurso dos 5km. Em um primeiro momento eu não havia gostado, mas me veio a lembrança que o percurso de 5km era mais plano que os 10km originais.

Largamos.

Meus primeiros 2km foram travados, devido ao numero de corredores perfilados em meia pista. Meu pace estava acima de 5 min/km.

Algumas ultrapassagens surgiram e o funil da largada foi se dissipando.

Faltando apenas 1km para concluir a prova e observando o tempo no garmin, comecei a mentalizar que não seria possível quebrar o RP dessa vez. Esses pensamentos me fizeram voltar ao pace de 5min/km.

Foi nesse momento que deixei escapar o RP.

Minha expressão na foto de chegada, já demonstrava a derrota em busca do RP. 

Na reta final jamais poderia ter deixado de acreditar que seria possível, apenas 12 segundos deixei de vencer meu melhor tempo nessa distância.

Literalmente não fui coroado no Reino do Garcia.

Distância: 10 km
Tempo líquido: 48min 05s
Posição Geral Masc.: 43 de 87



reino garcia corrida
chegada com a expressão de "quase"



caminhões no percurso da prova fazendo a melhoria na rede elétrica




foto clássica no pórtico de largada


bom número de assessorias na prova


correndo pelo percurso treino


um brinde no final de prova, o lendário Mirelo estampado em um picolé




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Beto Carrero - 36km (5km , 10km e 21km)

A Fratura

Desafio do Mirante - 4,7km